quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nossa História - Parte 2

Mas tinhamos um grande problema: não havia coleta seletiva na cidade. Então o que fazer com o lixo separado pela escola? Tivemos várias ideias, entre elas a de procurar uma associação de catadores que estava instalada no bairro da escola e apartir daí estabelecer uma parceria. Trabalhamos na escola a questão da separação do lixo, instalando lixeiras contendo as etiquetas: seco e orgânico, e montamos uma gincana ecológica, onde os alunos traziam de casa seus resíduos sólidos previamente limpos para serem doados a esta associação, neste mesmo ano de 2009 chegavamos a arrecadar 120 kg de resíduos por dia. A turma vencedora era premiada com uma saída de campo pedágogica para conteplar belezas naturais de outros municípios.







segunda-feira, 6 de abril de 2009

Nossa História - Parte 1

Este projeto iniciou-se no ano de 2009 com iniciativas tomadas por mim (professora Juliana Alvarenga de Castro) e pela professora Kelly de Deus, ambas Biólogas com cargo de professoras de ciências na Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Couto.

Ao realizar nosso trabalho de modo diferenciado notamos juntamente com nossos alunos algumas necessidades no município. Ao fazermos saídas de campo nas margens do Rio dos Sinos, local privilegiado com sua beleza natural, notamos muitos resíduos jogados ali. O que fazer? Retornando a escola conversamos sobre a necessidade da separação do lixo e dar um destino correto a estes, para que não continuassem poluindo nossa cidade e nossos rios.